A minha Lista de blogues

domingo, julho 20, 2008

Begónia vulgaris




Há cerca de 18 anos, uma doente ofereceu-me alguns pés desta planta dizendo que era só pô-la na terra que ela pegava. Na altura não apreciei muito a prenda porque achava a planta pouco interessante e vulgar. Para não dizer feia. Não sei onde fui buscar essa ideia.
Como não sou capaz de desprezar uma prenda dada de boa vontade cheguei a casa e meti-a na terra, num vaso ( na altura não tinha jardim). Pegou muito bem. Quando mudei de casa trouxe-a comigo e, quando ficou muito grande, pu-la na terra. De vez em quando tem de se desbastar e lá se plantam mais uns ramos que tornam a desenvolver-se. Tenho várias plantas, que se dão muito bem à sombra e se fartam de dar flores. Cada vez gosto mais delas. Agora até as folhas acho muito bonitas.
Podem até ser vulgares mas eu não me importo.


8 comentários:

greentea disse...

também tenho dessa "vulgaridade" - até está dentro de casa mas tem muita luz e cresce esplendorosa!
Não fiques triste pela Traviata, O Festival de Música de Sintra é único mas aí pelo Porto tb há "coisas" bem interessantes para ver e ouvir, Em miuda ía muito por aí a casa de uma Tia, mas agora está apenas uma prima e descendencia e as visitas são (muito) menos frequentes

Pitanga Doce disse...

Não têm nada de vulgar. São lindas e enfeitam o ambiente.

beijos de Pitanga e volte a árvore sempre que quiser.

Bruno F. Rodrigues disse...

Te add aqui nos meus favoritos ok? Suas plantas são belas e saudáveis parabéns!

NELIO disse...

Eu gostei muito dessa Begónia tenho várias e tento sempre não peredr nenhuma delas, cada uma tem seu encanto especial...bom fim-de-semana......

Paúl dos Patudos disse...

Olá Ana
Também tenho begónias e acho que elas de simples, são muito bonitas e dão imensas flores. Têm este aspecto frágil, mas aguentam-se bastante bem.
bjos
Ana Paula

Filipe Duarte disse...

Também partilho da mesma opinião. Considerava as begónias plantas com uma beleza discutivel, no entanto ao apreciar bem, fico cada vez mais impressionado com a beleza da sua folhagem.
Na estufa fria em Lisboa é possivel ver manchas de bebónias muito bonitas, recomendo uma visita

keka disse...

Oi, encontrei seu espaço passeando na net.Você tem flores lindas! Estou começando meu jardim agora e "apanhando" para que ele surja através de sementes e estacas plantadas por mim.É dificil para quem esta aprendendo agora, mas vou chegar lá.
Visita meu espaço também:
(http://jardinagemdakeka.blogspot.com)
Tchau e até breve!

TONINHO disse...

Oh as Begonias, as Begonias e as suas milhentas variedades...
Desde pequeno que gosto de plantas, talvez por a minha mãe ter trazido da Beira Alta um pedacinho da sua terra em forma de flores e eu sempre ter convivido com elas.
Sempre de varanda cheia de cor, quando as pessoas desfrutavam das suas varandas para trazerem um pouco do campo para suas casas... As Sardinheias e as Begonias eram rainhas lá por casa.
Fazem-me lembrar o passado e a amizade das pessoas que trocavam mudas umas com as outras e assim todas tinham um pézinho de tudo estreitando laços.